Frequently Asked Questions

Wordpress@IPCB - Considerações sobre o serviço
Este serviço permite aos utilizadores pouco à vontade com o alojamento de páginas web convencionais, ter acesso a uma plataforma largamente utilizada em toda a Internet sem necessidade de grandes conhecimentos sobre instalação/operação da mesma.
Bastará configurar alguns parâmetros iniciais (titulos, menus, etc.), ajustar cores do tema e inserir dados.

Vantagens:

  • Após uma parametrização inicial, o utilizador apenas tem de se preocupar em inserir conteúdos.
  • Pode instalar plugins disponíveis para a plataforma (com as limitações abaixo indicadas) com vista a adicionar funcionalidades que necessite.
  • Pode instalar temas disponíveis para a plataforma (com as limitações abaixo indicadas).

Limitações:


  • O sistema está configurado para realizar atualizações automáticamente sem que seja possível desativar esta opção. O administrador da plataforma receberá um e-mail sempre que tal aconteça. Após esta informação deverá confirmar que a página web funciona normalmente. Note que quanto maior for a personalização da plataforma (temas/plugins) maior a probabilidade de esta deixar de funcionar aquando de uma atualização!! Use sempre plugins que sejam atualizados frequentemente.
  • Não há forma de aceder diretamente aos ficheiros nem à base de dados do Wordpress, pelo que plugins que impliquem enviar ficheiros para o servidor por FTP (ou qualquer outra forma que não a plataforma em si) não irão funcionar. O editor integrado de ficheiros do Wordpress também se encontra inativo.


Os Serviços de Informática da sua UO estão disponíveis para ajudar na customização de parâmetros básicos da plataforma Wordpress.


Consulte os termos e condições do serviço no endereço: https://go.ipcb.pt/si-termos-condicoes-servicos-alojamento


NOTA: Caso este sistema seja demasiado limitado para o seu caso, pode sempre solicitar um alojamento PHP/MySQL genérico e fazer a instalação/gestão manualmente.


 Last updated Fri, 16 Jun 2017 11:07

Please Wait!

Please wait... it will take a second!